O Rio Branco está investindo em tecnologia de ponta para potencializar a performance do elenco e acelerar a recuperação física de seus jogadores – fatores vistos como fundamentais para o sucesso do time em 2025. A novidade neste início de pré-temporada foi a aquisição de um moderno sistema de GPS, que já está sendo utilizado pelos atletas.
O clube adquiriu este mês equipamentos de monitoramento de desempenho da Catapult Sports, uma das líderes mundiais em tecnologia esportiva. Os dispositivos permitem a medição detalhada de diversos resultados durante treinos e jogos, como velocidade, distância percorrida, aceleração, mudanças de direção e gasto calórico.
De acordo com o coordenador de saúde e performance do Rio Branco, Saulo Santana, os sensores também analisam a carga de trabalho e ajudam a identificar padrões que podem indicar riscos de lesões, permitindo ajustes preventivos e individualizados no planejamento de treinos.
“Com essa ferramenta, passamos a treinar com visualização em tempo real do que está realmente acontecendo com cada atleta. Desta forma, fazemos um trabalho de adaptação, controle e monitoramento de carga para cada jogador, de forma individual. Podemos observar o que cada um está desempenhando para que eles atinjam excelência a cada treino. O GPS também tem uma importância grande na recuperação do atleta, pois extraímos dados fundamentais para esse trabalho”, destacou Saulo.
Com a tecnologia, o clube capa-preta passa ter capacidade de oferecer treinos personalizados para cada atleta, baseando-se em métricas objetivas coletadas em tempo real. Essa abordagem garante maior eficiência no desenvolvimento físico e técnico, além de promover o bem-estar dos jogadores, prevenindo sobrecargas físicas e otimizando a recuperação.
Outro benefício é a análise tática proporcionada pelos dispositivos, que permitem entender os padrões de movimentação dos atletas durante jogos e treinos. Essas informações ajudam na formulação de estratégias mais eficazes e no ajuste dinâmico durante as competições, segundo o treinador Ricardo Colbachini.
“Conseguimos analisar todos os treinos e jogos para entender como nossa equipe está performando. Podemos comparar jogadores de mesma posição, ver como cada um está performando e com que intensidade ele está desenvolvendo na partida”, afirmou o treinador.
O sistema é utilizado para otimizar o trabalho multidisciplinar da comissão técnica, sendo importante por gerar dados para o comando técnico, preparação física, fisiologia e nutrição.
“É a melhor ferramenta que existe no mercado. Com ela, conseguimos controlar a frequência cardíaca para controlar a recuperação do atleta. A gente observa a evolução do jogador, temos os dados da distância percorrida, números de sprints, ações de alta intensidade, além de todo o gasto calórico. Com tudo isso, podemos tirar o máximo de cada um para bater as metas, que são de altíssimo nível”, explicou o preparador físico Marcelo Totta.