Este final de semana, o último de novembro, será marcado por instabilidades em boa parte dos estados. No Espírito Santo, a chuva vai se concentrar na região sul, segundo previsão do Climatempo.
No restante do Estado a chuva será mais isolada e sem volumes significativos. No restante do Sudeste o acumulado para este final de semana indica volumes acima de 40 mm em grande parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, os maiores volumes se concentram no interior e na região metropolitana. Minas Gerais também terá acumulados expressivos, especialmente no sul e oeste do estado. No Rio de Janeiro, a região serrana e a capital terão os maiores volumes.
Para esta sexta (29)
Nesta sexta-feira (29) a chuva começa a avançar de maneira significativa em grande parte do Sudeste. São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior risco de temporais.
No estado de São Paulo, a faixa oeste está em alerta para tempestades que combinam chuvas volumosas e ventos fortes. Na região central, incluindo a capital, o risco é de temporais, com potencial para alagamentos e transtornos urbanos.
No Rio de Janeiro, a região serrana está sob alerta para temporais, enquanto no restante do estado, incluindo a capital, a chuva será de moderada a forte intensidade.
Em Minas Gerais, o sul do estado apresenta risco elevado de temporais, enquanto na faixa central, a chuva chega de forma moderada a forte durante a noite, incluindo a capital Belo Horizonte.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) classificou o risco de alagamentos como moderado para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Áreas urbanas e regiões com histórico de vulnerabilidade devem estar atentas a possíveis transtornos.
Chuva continuará na próxima semana
O início da próxima semana seguirá com instabilidades, com destaque para acumulados ainda mais elevados em algumas áreas. No Espírito Santo o sul do estado continuará com os maiores volumes, enquanto o restante do território terá pouca ou nenhuma chuva significativa.
Em São Paulo, o interior os acumulados superiores poderão superar os 100 mm, podendo chegar a 120 mm em pontos específicos. Minas Gerais também terá volumes significativos, especialmente no sul do estado, onde o risco de alagamentos será elevado. Belo Horizonte e áreas centrais do estado devem registrar acumulados moderados a fortes.
No Rio de Janeiro, as regiões serranas e sul continuarão sob alerta, com acumulados que podem ultrapassar 60 mm. A capital e o litoral também terão chuva frequente, embora com volumes menores.