Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando a conclusão dos trabalhos com diagnósticos e perspectivas positivas.
O prefeito eleito, Weverson Meireles (PDT) destacou a relevância do trabalho realizado pela equipe, que desempenhou um papel técnico de excelência. “Esse é um trabalho muito importante para termos um olhar externo da atual gestão. O relatório da transição tem dois papéis: mostra as grandes conquistas do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) na cidade e norteia as nossas futuras decisões. Agradeço pela dedicação e o empenho de cada um”, destacou Weverson.
Segundo o coordenador dos trabalhos, Pablo Lira, a prefeitura está bem estruturada e organizada financeiramente, o que permite condições de avançar ainda mais nas políticas públicas na próxima gestão.
“A Serra é um dos pouquíssimos municípios brasileiros que conta com uma cultura consolidada de planejamento integrado de longo prazo, envolvendo a gestão pública, setores produtivos e sociedade. Essa dinâmica promove um ambiente favorável à atração de novos empreendimentos no município, gerando empregos e ampliando a renda dos trabalhadores locais”, explicou Pablo.
O município da Serra possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, conforme dados do IBGE e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O município tem se destacado pelo maior volume de investimentos públicos de sua história.
Em 2023, mais de R$ 580 milhões foram destinados a setores como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e mobilidade urbana, com impacto direto no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida da população. Para 2024, o orçamento prevê investimentos públicos de cerca de R$ 700 milhões, consolidando um marco histórico para os municípios capixabas.
Outro destaque positivo da cidade, são os dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que registrou a criação de 6.425 novos empregos formais entre janeiro e outubro de 2024. Todas as categorias econômicas analisadas pelo CAGED apresentaram crescimento na geração de postos de trabalho com carteira assinada. O setor de serviços liderou com 3.207 novas vagas, seguido pela indústria (1.386), construção civil (1.069), comércio (751) e agropecuária (12).
Esse resultado expressivo já supera o saldo alcançado em 2023, quando a Serra encerrou o ano com 6.175 novos empregos formais. Em anos anteriores, os números também foram positivos, com 9.107 vagas criadas em 2021 e 6.484 em 2022. De forma acumulada, mais de 28 mil novos postos de trabalho foram gerados no município entre janeiro de 2021 e outubro de 2024.
Segundo Pablo Lira, estudos macroeconômicos indicam que bons resultados no mercado de trabalho em uma localidade estão geralmente associados a condições favoráveis relacionadas à produção, investimentos e políticas públicas. Dessa forma, é possível compreender os saldos expressivos de novos postos de trabalho registrados nos últimos anos na Serra. “As condições atuais indicam que o município deve manter uma trajetória de gestão responsável, equilíbrio financeiro, crescimento econômico, geração de empregos e melhoria contínua da qualidade de vida de seus moradores”, afirma o coordenador da equipe de transição.
Além de Pablo Lira, que é diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, integram a equipe de transição da Serra o economista Alberto Borges (editor do anuário Finanças dos Municípios Capixabas) e a subsecretária de Estado de Planejamento Andressa Pavão.
Os integrantes da atual gestão indicados para também compor a equipe de transição são o secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim; o secretário de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi, e o Procurador-Geral do Município, Edinaldo Loureiro Ferraz.
“Graças a esse esforço, a futura gestão já estará preparada para iniciar 2025 em ritmo acelerado, com prioridade nos avanços para as áreas da saúde e da educação. A Serra está pronta para avançar e continuar sendo a locomotiva do estado do Espírito Santo nos próximos anos”, frisou Weverson que enfatizou ainda que os indicadores são positivos e que está bastante entusiasmado. “Vamos manter a qualidade dos serviços públicos e avançar onde for preciso”, finalizou o prefeito eleito.
O prefeito Sergio Vidigal elogiou os trabalhos da equipe de transição: “A casa está arrumada e em boas mãos. O trabalho democrático e transparente da transição aumenta a nossa confiança na futura gestão”.
Deixe um comentário