Com o objetivo de reativar a Associação dos Skatistas Capixabas 12 skatistas capixabas se reuniram em Nova Almeida, no último dia 20, quando puderam refletir sobre os desafios e motivos que levaram à desmobilização da associação. Ao final do encontro, foram apontadas as estratégias para a reativação da Associação dos Skatistas da Serra.
Entre os pontos avaliados, destaque para a solicitação, feita à época pela associação sediada em Vitória, de um suporte permanente por parte da delegação serrana, além das ações realizadas durante a gestão passada. O grupo constatou que naquele período, além de não fomentar a prática esportiva, houve o desmantelamento de oito espaços destinados ao esporte radical, sem justificativas ou projetos alternativos.
Referência nacional
No encontro foi feita a análise do cenário atual do skate, que segundo os presentes está em evolução. “Em âmbito global, o esporte tem ganhado prestígio, sendo destaque nos Jogos Olímpicos. No contexto municipal, a prática também tem se fortalecido. Nos últimos quatro anos, foram entregues 10 pistas de padrão profissional, e a 11ª a será entregue no dia dois de dezembro, na região de Civit I, com 2000m² colocando-a no patamar de maior do Estado. Consolidando o município como referência nacional no esporte radical”, avaliou o grupo, em nota.
Após os debates, o evento foi encerrado com o campeonato de “melhor manobra” (best trick), com premiações nas categorias Masculino Open, Masculino Iniciante e Feminino Open, dentro da programação do Festival dos Crias de Nova Almeida.