Olá Seja Bem vindo: 01/01/2025

  • Home
  • Política
  • Semana no Poder: Clima de campanha ao governo e PH na crista da especulação

Semana no Poder: Clima de campanha ao governo e PH na crista da especulação

Os últimos dias de 2024 reservam movimentos repletos de especulações, especialmente quanto ao governo do Estado. Apesar de haver um 2025 inteiro pela frente, tem muita gente já com a cabeça em 2026.

Acompanhe as principais análises da semana que se passou.

***

Campanha I

O Dia do Serrano, celebrado no último dia 26, foi marcado pela transferência simbólica da Capital para a Serra e demonstrações fortes de campanha para o governo do Estado a todo o vapor pelo grupo do atual chefe do Executivo capixaba, Renato Casagrande (PSB). Durante solenidade na Câmara dos Vereadores, o prefeito serrano, Sergio Vidigal (PDT), endereçou a seguinte mensagem para o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB). “Somos uma equipe e estaremos todos juntos no projeto do futuro”, assegurou.

Campanha II

Nos últimos dias, Casagrande, abertamente, declarou que Ricardo, Vidigal, bem como os prefeitos de Cariacica e de Vila Velha, Euclério Sampaio (MDB) e Arnaldinho Borgo (Podemos), respectivamente, são opções do grupo para a sucessão ao Palácio Anchieta, com o vice tendo prioridade natural. Como se percebe, a definição de um nome por parte do time Casagrande é importante até mesmo para frear ímpetos de rivais, como o do Republicanos, que pensa em colocar o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), para uma possível disputa em 2026.

Campanha III

Inspirado, Vidigal aproveitou tempo de fala para alfinetar Pazolini. Pontuou que o município tem mais obras realizadas que a Capital – de maior Orçamento -, R$ 2 bilhões investidos e que, se ele (Pazolini) conseguir fazer os recapeamentos (asfálticos), vai chegar a R$ 1,2 bilhão em investimentos.

Campanha IV

Para bom entendedor, meia palavra basta. Após boatos ressurgirem de possível campanha do ex-governador Paulo Hartung (sem partido), Casagrande, sem nomear ninguém, disse abertamente na solenidade que “quando falta diálogo, acontece aquilo que já vivemos aqui”. E frisou: “erro do governo”.

Campanha V

A falta de diálogo apontada pelo socialista foi a greve da Polícia Militar, em 2017. Utilizando de mecanismo para valorizar o governo dele, Casagrande explicou que houve mudanças, ressaltadas pela diminuição de homicídios – o menor da história do Espírito Santo, como bem enfatizado por ele – e valorização das forças de segurança.

Campanha VI

Notoriamente, Ricardo Ferraço mudou sua forma de promover sua comunicação, como nas redes sociais. Especula-se que isso tenha a ver com sua pretensão de disputar o Palácio Anchieta, em 2026.

***

PH I

O ex-governador do Estado Paulo Hartung (sem partido) segue na crista da especulação. Diversos portais nacionais, como O Globo e Estadão, publicaram possibilidade de ele disputar novamente a eleição para o Palácio Anchieta. Tudo isso ficou ganhou novas proporções ao PH compartilhar foto com a música “Tô Voltando”, da cantora Simone, no perfil do Instagram dele no último dia 20, conforme lembrado por Poder ESHOJE.

PH II

A música de Simone diz: “Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto. Tô voltando”. Interlocutores do meio político lembram que o ex-governador é adepto de táticas ao estilo Chacrinha, “eu vim para confundir e não para explicar”.

PH III

Conforme publicado pela coluna Bastidores, na edição semanal de ES Hoje, nessa sexta-feira (27), em reunião com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e um deputado capixaba – que prefere ter o nome guardado a sete chaves, por enquanto – Paulo Hartung disse que pode concorrer, tendo um nome da nova política capixaba em sua chapa.

PH IV

No jogo político capixaba, as trincas fortes mais cotadas são Paulo Hartung-Lorenzo Pazolini-Evair de Melo, de um lado, e do outro, Renato Casagrande-Sergio Vidigal-Ricardo Ferraço. A questão é que, pelos sinais de Ricardo Ferraço, o que ele menos quer é tanta marca da esquerda colada nele.

PH V

Conforme publicado por ES Hoje, neste sábado (28)publicado por ES Hoje, neste sábado (28) foi confirmado pelo PSD que Hartung integrará as fileiras políticas do partido. Pergunta que não quer calar: como fica o tabuleiro no Estado?

***

Exercício perto do fim? I

Regis Mattos Teixeira, titular da pasta de Gestão e Planejamento da Capital, segue “em exercício” como responsável pela secretaria de Governo. Dizem que, em 2025, Erick Musso finalmente assume. Cenas dos próximos capítulos.

Exercício perto do fim? II

Erick, que também é presidente do Republicanos, concluirá seu curso superior no ano que vem. Se nada mudou, a graduação é pré-requisito para assumir posto de secretário.

***

Foto da semana

O deputado federal Helder Salomão (PT) lembrou do aniversário do padre Júlio Lancellotti, conhecido pelas suas fortes atividades de amparo social, e publicou foto ao lado do religioso. “Você é inspiração para todos nós”, declarou o petista.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Desejamos um ótimo fim de semana!

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Árvore cai sobre caminhão e deixa duas pessoas feridas na região Serrana do ES

Uma árvore caiu sobre a cabine de um caminhão na manhã desta segunda-feira (30), na…

25 pontos para prestar atenção na política do Espírito Santo em 2025

No último dia de 2024 (ou no primeiro de 2025, a depender do horário de…

Luiz Henrique e capixaba Gabi Zanotti levam prêmios de ‘rei’ e ‘rainha’ da América

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jornal uruguaio El País divulgou nesta terça-feira (31) os…