A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, cancelou a reunião da Celac, prevista para 30 de janeiro de 2025, devido à falta de consenso entre os países sobre as deportações de imigrantes nos EUA, destacando preocupações sobre a colaboração regional e políticas de imigração na América Latina.
A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, anunciou o cancelamento da reunião da Celac, que estava marcada para 30 de janeiro de 2025.
O encontro foi convocado para discutir as deportações de imigrantes nos Estados Unidos pelo novo governo de Donald Trump.
Cancelamento da Reunião da Celac
A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, anunciou o cancelamento da reunião de emergência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que estava agendada para o dia 30 de janeiro de 2025. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (29) e se deu por falta de consenso entre os países participantes.
No comunicado, Zelaya afirmou que a reunião foi convocada no domingo (26) para discutir as deportações de imigrantes promovidas pelo novo governo de Donald Trump, mas que a Colômbia e os Estados Unidos resolveram o impasse antes da realização do encontro.
“Cancelo a reunião de 30 de janeiro de 2025, por falta de consenso. Em anexo está a declaração oficial na minha qualidade de Presidente temporária da CELAC”, declarou a presidente em uma publicação na rede social X.
O cancelamento da reunião levanta questões sobre a colaboração entre os países da região e o impacto das políticas de imigração dos Estados Unidos na América Latina. A situação continua a ser monitorada pelas autoridades da Celac, que buscam um diálogo mais eficaz entre seus membros.
Deixe um comentário