Os 12 advogados candidatos à vaga de desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) pelo Quinto Constitucional serão arguidos pelo Conselho Seccional da OAB Espírito Santo em sessão extraordinária na próxima terça-feira (3), a partir das 14 horas, no Plenário da seccional, em Vitória.
Dos 23 candidatos inscritos inicialmente na disputa, 12 foram escolhidos por meio de consulta direta à classe no dia 7 de novembro. As eleições foram totalmente on-line e realizada por meio da plataforma virtual WebVoto.
Na sessão extraordinária, os advogados serão sabatinados na presença de conselheiros e membros honorários vitalícios. Eles terão um tempo para realizarem suas apresentações e mostrarem suas propostas e a representação da advocacia pelo Quinto Constitucional.
A vaga do Tribunal de Justiça do Espírito Santo referente ao chamado Quinto Constitucional foi aberta em razão da aposentadoria do desembargador Anníbal de Rezende Lima, em abril, e, nos termos do artigo 94 da Constituição Federal, caberá à OAB-ES a formação da lista sêxtupla, que será enviada para análise do TJES. Os desembargadores então reduzirão essa lista para três finalistas, e caberá ao governador Renato Casagrande escolher quem ocupará a vaga.