O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse nesta quarta-feira (20) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não conseguiu alcançar “qualquer objetivo estratégico” em mais de mil dias de guerra na Ucrânia.
“O maior Exército da Europa invadiu o país vizinho, que tinha um inventário muito menor, menos capacidade e, mil dias depois, ainda não teve sucesso”, Austin declarou a jornalistas no Laos.
“Esta guerra já dura mil dias e Putin falhou em alcançar qualquer tipo de objetivo estratégico”, acrescentou.
O secretário americano também afirmou que a Ucrânia demonstrou ao mundo que “é possível que um país menor defenda o seu território soberano, se o povo estiver empenhado e se tiver alguns dos recursos necessários”.
“Alguns dos agressores no mundo aprenderam que isto não é tão fácil quanto se imaginava e que há um preço a pagar. Posso garantir que os autocratas de todo o mundo estão olhando para isto e a tomando notas”, argumentou.
Embora a Rússia não tenha conseguido atingir o objetivo inicial de Putin de derrotar a Ucrânia em poucos dias, cerca de um quinto do território da Ucrânia está atualmente sob controle russo, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra.
Ivana Kottasová, da CNN, contribuiu com esta matéria
Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030