A Polícia Federal foi às ruas nesta terça-feira (2) no Espírito Santo para cumprir cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo que furtou doações que seriam destinadas às vítimas das enchentes no sul do estado.
Em março, um temporal atingiu municípios das regiões sul e do sul da região serrana do Espírito Santo e deixou ao menos 7.296 desalojados e 408 desabrigados. O número de mortos chegou a 20 pessoas.
A operação Black Friday, como foi batizada, também cumpre o sequestro de bens e o bloqueio de valores dos investigados.
O grupo investigado é suspeito de furtar diversos donativos que estavam armazenados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Segundo a PF, os furtos teriam ocorrido nos dias 2, 8 e 16 de junho deste ano, sendo o principal articulador um empregado terceirizado da Conab.
A investigação aponta que o homem, valendo-se da facilidade proporcionada por sua função na empresa, juntou outras três pessoas e retirou, sem autorização, 49 geladeiras, 43 fogões, 8 cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal, entre outros materiais que se destinavam à doação.
As doações eram armazenadas na Conab por meio de um contrato firmado entre a empresa pública federal e a Defesa Civil do ES, que colaboraram com as investigações.
Ninguém foi preso na operação, que segue com investigações em andamento e analisará todo o material apreendido nas buscas. Os crimes investigados são peculato e associação criminosa e, caso condenados, poderão ter pena de quinze anos de reclusão e multa.
Deixe um comentário