O tempo de abertura de empresas por regiões no Espírito Santo, quantidade de negócios e as licenças necessárias fazem parte de nova ferramenta da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo. O órgão lançou um recurso para acompanhar o processo de desburocratização dos municípios capixabas.
O mapa de ambiente de negócios já está disponível no site da autarquia e vai fornecer mensalmente painel com dados de tempo de liberação de documentos que impactam na abertura de empresas.
O painel também informa se a liberação é feita de forma manual ou automática. De acordo com o secretário-geral da Jucees, Paulo Cezar Juffo, a meta é incentivar o desenvolvimento econômico por regiões capixabas.
“Nosso objetivo é trabalhar pela automatização e simplificação dos processos de abertura de empresas no Estado. Hoje, o Espírito Santo é um dos estados que possui 100% dos municípios integrados ao sistema integrador Simplifica-ES. Essa ferramenta será, portanto, para acompanharmos e incentivarmos esse processo, para que os tempos de liberação sejam cada vez menores”, afirmou.
Clicando em cada um dos 78 municípios do mapa regional, é possível conferir a quantidade de atividades dispensadas no local; o total de empresas ativas; o tempo médio de consulta prévia de localização; da liberação da inscrição municipal; de licença e dispensa sanitárias; de dispensa ambiental; e do alvará de funcionamento e localização. As informações de tempo são apresentadas no formato hora/minuto/segundo.