Olá Seja Bem vindo: 27/12/2024

  • Home
  • Últimas noticias
  • Mais de 1.000 cachoeirenses participaram das ações socioambientais da BRK neste ano | Jornal Espírito Santo Notícias

Mais de 1.000 cachoeirenses participaram das ações socioambientais da BRK neste ano | Jornal Espírito Santo Notícias

As ações socioambientais desenvolvidas pela BRK em Cachoeiro de Itapemirim beneficiaram mais de 1.000 pessoas em 2024. A concessionária promoveu, durante todo o ano, palestras de sensibilização e conscientização, e realizou atividades do Programa Cuidar Mais, voltadas para crianças, jovens e adultos, com foco na importância da conservação ambiental.

A Corrida do Saneamento, uma das ações do programa, beneficiou diretamente 240 estudantes, tendo início com a apresentação do projeto nas escolas de educação infantil. As equipes pedagógicas das instituições de ensino conheceram a metodologia, o cronograma e todos os detalhes necessários para a realização do projeto.

Depois, os professores levaram temas como saneamento e saúde, higiene pessoal e uso consciente da água para serem discutidos em sala de aula. A última etapa foi o jogo de tabuleiro Corrida do Saneamento, em que os estudantes são as peças da brincadeira e avançam as casas a cada resposta correta.

A coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Gomes Carvalho, ressalta que a parceria com as escolas é fundamental para o sucesso do programa ao longo dos anos. “O despertar da consciência ambiental é feito com o apoio de atividades lúdicas, facilitando a compreensão das crianças, que já na primeira infância têm a oportunidade de aprender e refletir sobre a importância do saneamento e o uso sustentável dos recursos naturais”, destaca.

Já o Portas Abertas, disseminou conhecimentos sobre saneamento entre estudantes, grupos de profissionais e comunidades por meio de visita presencial à Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da BRK, e por meio de visita a distância com uso de óculos de realidade virtual, no Programa Portas Abertas 360°.

Uma das visitas presenciais beneficiou os profissionais da empresa de celulose Suzano. O grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e teve a oportunidade de compreender de perto todo o processo de tratamento do efluente para que ele seja devolvido da forma correta aos rios e córregos, garantindo a preservação do meio ambiente.

No Programa Portas Abertas 360°, a maior parte das atividades esteve concentrada dentro da Caravana Biguá nas Escolas, ação do Prêmio Biguá de Sustentabilidade que teve a BRK como uma das empresas parceiras. Por meio da tecnologia, usando óculos virtuais, os estudantes conheceram os processos que envolvem o ciclo da água, da captação até a chegada à torneira dos imóveis, e todas as etapas relacionadas ao trabalho de coleta e tratamento do esgoto.

Segundo Rosa Malena Gomes Carvalho, com a visita, seja presencial ou virtual, os participantes têm uma visão completa de como são prestados os serviços de saneamento em Cachoeiro de Itapemirim. “É uma oportunidade para disseminar informação, conhecimento, conscientizar e também incentivar a mudança de atitude”, afirma.

Compartilhe nas redes sociais

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PMA sanciona leis para subsídio tarifário no transporte coletivo

(Foto: Michel de Oliveira) O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, nesta sexta-feira, 27, duas…

Desemprego recua a 6,1% e renova mínima da série histórica

A taxa de desemprego do Brasil atingiu 6,1% no trimestre até novembro, apontam dados divulgados…