O senador Magno Malta (PL-ES) integra a comitiva de parlamentares brasileiros que, nesta sexta-feira (29), chegou à capital ucraniana para participar da conferência “Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro”. Durante a visita, Malta teve a oportunidade de se reunir com o presidente Volodymyr Zelensky, encontro que marcou o primeiro compromisso oficial de congressistas brasileiros à Ucrânia desde o início das relações bilaterais, em 1992.
“Expressei minha solidariedade ao presidente Zelensky, líder forte e resiliente da Ucrânia. Pedi desculpas, em nome dos brasileiros, pelas declarações desrespeitosas feitas por representantes do governo atual, deixando claro que a maioria de nós não compactua com tais atitudes. Aproveitei também para destacar o momento delicado que vivemos no Brasil, com sinais preocupantes de autoritarismo”, afirmou o senador.
Em um gesto simbólico de respeito, presenteou Zelensky com uma bandeira do Brasil e um broche representativo de senador do Espírito Santo. A participação da delegação brasileira ocorre em um momento delicado das relações entre Brasil e Ucrânia. A viagem dos parlamentares, contudo, foi reconhecida pelo embaixador ucraniano no Brasil, Andrii Melnyk, como um importante gesto de apoio.
Malta ressaltou a relevância dessa agenda: “Este é um momento histórico. Ver de perto os horrores da guerra e os esforços de um povo para proteger sua liberdade nos inspira a lutar ainda mais por uma sociedade justa, livre e democrática.”
A comitiva brasileira, composta pelos senadores Magno Malta, Sérgio Moro, Damares Alves e pelo deputado federal Bilynskyj, permanecerá na Ucrânia até 1º de dezembro, cumprindo a programação prevista.