O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chancelou a decisão que impede nova gestão de Dorlei Fontão (PSB) à frente de Presidente Kennedy, por entender que o socialista iria para um terceiro mandato. Inevitavelmente, haverá novas eleições no município do Sul do Estado no ano que vem.
E mais cidades capixabas convivem com fantasmas de novos pleitos para 2025. São pelo menos três: Iconha, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio. Em todas elas, o Ministério Público Estadual (MPES), por meio das respectivas promotorias eleitorais, move processos contra os candidatos eleitos/reeleitos.
Em Iconha, Gedson Paulino (Republicanos), e seu vice, Fernando Volponi (PSB), estão na mira por abuso de poder político e econômico. O cerne é a realização e entrega de obras em período vedado pela legislação durante as eleições. Houve, em primeiro grau no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) a determinação de cassação do registro de candidatura deles. O processo segue tramitando na corte e voltará à pauta no ano que vem.
Em Santa Maria de Jetibá, a chapa de Ronan Fisioterapeuta (PL) é acusada pelo MP de abuso de poder econômico e uso indevido de veículos de comunicação durante as eleições. A questão toda envolve uma pesquisa eleitoral falsa divulgada no dia das eleições, 6 de outubro, em grupos de WhatsApp. Esse levantamento não estava registrado na Justiça Eleitoral. E isso é creditado ao representante do partido conservador. Vale lembrar que ele venceu por apenas 63 votos de diferença sobre Hans Dettmann (Republicanos).
Por fim, em Afonso Cláudio, com Luciano Pimenta (Progressistas), mais uma vez surge a denúncia de “abuso de poder político e econômico, além do uso indevido de meios de comunicação social durante as eleições municipais deste ano”. O principal item da denúncia do MP é que o prefeito reeleito ordenou a construção de uma ponte sobre área de preservação permanente, sem autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra foi custeada com recursos públicos e amplamente divulgada em redes sociais.
Os casos estão em análise na Justiça Eleitoral e têm possibilidade de recursos. Enquanto isso, essas cidades convivem com quê de instabilidade e chances de novos pleitos ainda no ano que vem.
***
Proibido
O governo do Estado sancionou, nesta sexta-feira (20), lei que “proíbe a produção de mudas, o plantio e a comercialização da Spathodea campanulata”. A planta, conhecida como “mijadeira”, provoca mortes de abelhas, que são importantes para o equilíbrio do meio ambiente.
Incêndios
Em função das altas temperaturas e possíveis focos de incêndio, o Notaer já adquiriu mais equipamentos para combater os pontos que estiverem em chamas.
Sextou, mas não sextarei
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), apresentou em seu “sextou, mas não sextarei” a receita de músculo de boi com aipim. E, oportunamente, também trouxe seu cardápio de agendas para o fim de semana.
***
Habemus deputado!
Fábio Duarte (Rede) tomou posse como novo deputado estadual nesta sexta-feira (20). A cerimônia aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa. Além do presidente da Casa, Marcelo Santos (União Brasil), estiveram presentes os deputados estaduais Alexandre Xambinho (Podemos) e Hudson Leal (Republicanos), bem como o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu (PDT).
***
Rasgando seda I
Marcelo, na presença de Fábio, destacou os prêmios da Assembleia neste ano e a parceria com os demais poderes e instituições, especialmente o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para quem já colocou o bloco na rua pelo Senado.
Rasgando seda II
Hudson e Xambinho destacaram a liderança de Marcelo e disseram que o decano garantiu voz, voto e liberdade de atuação dos colegas.
***
Sinais…
O ex-governador do Estado Paulo Hartung (sem partido) publicou foto, nesta sexta-feira (20), de um pedal por Vitória. Poderia ser mais uma imagem se não estivesse acompanhada da música “Tô voltando”, da cantora Simone. “Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto. Tô voltando”, diz a letra.
***
Vale a Pena Ver de Novo
Preso por homicídio e envolvido em caso de extorsão a um magnata indiano, o médico veterinário Thiago Oliveira do Nascimento era cotadíssimo à disputa da Prefeitura de Vila Velha pelo PL. Sua filiação, à ocasião, foi com pompa e com a presença do deputado federal Gilvan da Federal e do senador Magno Malta.
***
Vovô Vidigal
Em ritmo de despedida da Prefeitura da Serra, Sergio Vidigal (PDT) recebeu, nessa quinta-feira (19), os netos no gabinete dele. “Cada momento ao lado deles é um lembrete de como a família é importante e nos dá força para continuar trabalhando por um futuro melhor para todos”, afirmou.
***
Ponto facultativo
A Prefeitura de Vila Velha decretou ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro, não havendo expediente nas repartições públicas da administração municipal direta e indireta.
***
Se formou?
O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, é cotado para se tornar secretário de Governo da Capital em 2025. Contudo, lei determina que este tipo de cargo seja ocupado por representantes com curso superior. Pergunta que não quer calar: já deu tempo de Erick conseguir o canudo?
Restauração marítima
A Prefeitura de Vitória fechou licitação de R$ 24,9 milhões para “execução de obras marítimas de restauração das praias da Praia do Canto, Guarderia e Curva da Jurema, localizadas entre o Iate Clube e a Ponte da Ilha do Frade, e do aterro hidráulico localizado no entorno, entre o Hotel Senac, na Ilha do Boi, e a ponte da Ilha do Frade”. Prazo de vigência será de 450 dias.
***
Prestação de contas I
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), prestou contas nesta sexta-feira (20) em clima de Natal. Repeteco de outras ocasiões, com poucos questionamentos e bates-prontos a opositores, quando necessário.
Prestação de contas II
Pazolini evitou apresentação. Disse que teve o “coração tocado” para usar poucas palavras. Explicou que assumiu a cidade em momento desafiador, na época da pandemia, e que uniu a cidade. Exaltou a capacidade de criação de investimentos com recursos próprios. Pontuou que a gestão dele transformou “tragédias” em “sonhos”.
Prestação de contas III
Após ser questionado pelo vereador Vinícius Simões (PSB), Pazolini respondeu a alguns pontos e ironizou, dizendo que o parlamentar já havia sido condenado pela quarta ou quinta vez por “fake news”, um recorde no Brasil, segundo o prefeito.
Prestação de contas IV
Em dado momento da prestação de contas, a vereadora Karla Coser (PT) disse, na presença de líderes comunitários, que algumas dessas lideranças batem palmas para o prefeito, mas a procuram, escondidas, para resolução de problemas. Houve gritarias e protestos. Risos com decoro.
***
Placar da votação I
Os deputados federais do Espírito Santo votaram da seguinte forma para as mudanças na concessão do BPC, benefício voltado para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A favor da modificação: Amaro Neto (Republicanos), Dr. Victor Linhalis (Podemos), Jack Rocha (PT) e Paulo Folletto (PSB). Contrários: Da Vitória (Progressistas), Evair de Melo (Progressistas), Gilson Daniel (Podemos), Gilvan da Federal (PL) e Messias Donato (Republicanos).
Placar da votação II
Chamou a atenção a ausência de Helder Salomão (PT) nessa apreciação.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é [email protected].
Na moita
Já são aguardados, para 2025, os políticos que vão trocar de “time”. Tem muita gente se sentindo desprestigiada e pronta para embarcar em novos grupos.
Tá na rede
“Não acredito em sorte, acredito em planejamento e trabalho árduo! E o meu planejamento é claro: estou me preparando para disputar a eleição de 2026 para a Câmara Federal”
Marcelo Santos (União Brasil), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa
Deixe um comentário