Olá Seja Bem vindo: 27/12/2024

  • Home
  • Política
  • Giro Rápido: Cinco presentes políticos de Natal mais cobiçados no Espírito Santo

Giro Rápido: Cinco presentes políticos de Natal mais cobiçados no Espírito Santo

Véspera de Natal, data na qual diversas famílias já ceiam juntas, confraternizando a fraternidade e o nascimento do Menino Jesus. Os presentes também são parte do processo.

E há presentes de Natal que são altamente cobiçados pelos políticos. Poder ESHOJE ajuda a elencar alguns que estão em destaque nas prateleiras.

Quinto Constitucional
Advogados que estão na lista sêxtupla do Quinto Constitucional para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) pedem a Papai Noel rápida resolução do caso no ano que vem.

O assunto ficará para ser debatido após o recesso da Justiça e há indefinições à vista, com burburinhos de devolução e até nova realização de eleição. Fato é que a classe dos juristas acompanha com atenção toda essa movimentação. A nova presidente da OAB/ES, Érica Neves, terá essa missão de vigiar todo esse imbróglio e até não transformar isso em um presente de grego para a gestão dela.

Presidência da Assembleia Legislativa
Fevereiro, com o retorno do recesso parlamentar, já começa com a nova eleição da Mesa Diretora da Casa de Leis. No páreo, estão o atual presidente, Marcelo Santos (União Brasil), e o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB). A presidência é importante para fortalecer pretensões políticas de ambos, que vão por ações mais municipalistas e que dão a entender que querem percursos mais ousados.

Marcelo e Vandinho, nos últimos tempos, reforçaram suas fidelidades ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no intuito de viabilizarem suas incursões. O decano da Casa de Leis é visto como favorito em relação ao colega da Serra e já teria consigo lista com mais de 20 nomes que o endossam. No entanto, o crivo de Casagrande é que vai definir toda essa novela.

Aliança da centro-direita
Republicanos e Progressistas, digamos assim, demonstram união e poderiam até participar da ceia juntos. Em níveis nacional e estadual, esses partidos demonstram sintonia para a caminhada de 2026.

O presente mais aguardado por essas siglas é a arregimentação de forças que estejam ao lado deles. Há indícios, porém nada concreto, de que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), possa vir à disputa do Palácio Anchieta. Para isso, é necessário ter um grupo coeso.

A chapa de reeleição do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foi gigantesca e a dupla está de olho em partidos mais afeitos à centro-direita e à direita para que possam se unir. No entanto, Republicanos e Progressistas também sabem que o nome a ser indicado por Casagrande terá mais consonância com o público conservador, o que acabará sendo uma concorrência bastante agressiva.

Presidência do PT
2025 vai ser um ano bastante movimentado dentro do PT, com a realização das eleições internas do partido para as presidências nacional e estaduais. Obviamente, todos os políticos interessados estão se movimentado desde já.

O que está em jogo é o projeto político do partido no Espírito Santo para 2026. A depender de quem for o (a) escolhido (a), pode haver ações mais assertiva para caminhada ao Palácio Anchieta – ou não -, construção de chapa majoritária ao Senado, bem como a escolha dos representantes que virão às urnas para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

O partido tem como desafio reduzir a sensação de antipetismo no Espírito Santo e reforçar seu espaço na política capixaba, que hoje está mais dominado por partidos de centro. É um presente bastante almejado, mas que virá com muito trabalho a reboque.

Senado e a bênção de Casagrande
O ano de 2026 terá duas vagas para o Senado e uma delas, conforme pesquisas recentes, mostra que tem tudo para ser do governador Renato Casagrande (PSB), caso este decida vir para o pleito. A outra segue em aberto e haverá inúmeros pedidos de presente de Natal para que caia no colo dos postulantes.

O grande xis da questão envolve a criação da chapa majoritária e isso também acompanha o outro grupo, voltado para o governo do Estado. Casagrande, inevitavelmente, será figura importantíssima nisso.

Ele terá a missão de definir quem será o sucessor e ainda aglutinar parte das forças que o apoiaram em 2022. Logicamente, há muitos que esperam essa decisão por parte do governador, como o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), que ficará livre para atuar pelo Estado sem o mandato dele.

***

Feliz Natal

Poder ESHOJE agradece a todos os leitores pela atenção e pelo acompanhamento das notas. Desejamos a todos um Feliz Natal, repleto das maiores bênçãos e que o espírito do Menino Jesus nascido possa iluminar as famílias de vocês. Paz e bem.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Tem político que é generoso, que distribui dinheiro por aí, e ainda erra destinatário. Ho, ho, ho!

Tá na rede

“Que o Natal traga paz e amor a todos, e que 2025 seja um ano de muitas conquistas para Vitória!”

Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito de Vitória

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Análise: Lira não quer pagar conta sozinho

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez um pronunciamento nesta quinta-feira (26)…

Governo do ES adquire novo helicóptero e amplia estrutura do Notaer | Jornal Espírito Santo Notícias

Foto: Divulgação O Governo do Espírito Santo anunciou a aquisição de um novo helicóptero, o…