O governo do Espirito Santo lançou nesta quarta-feira (06) o Portal de Integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), o Integra Saúde Capixaba. O projeto é voltado às iniciativas de saúde digital da Secretária de Saúde (Sesa). O projeto visa possibilitar ao cidadão acompanhar e monitorar seu histórico de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
O governador do Estado, Renato Casagrande, afirmou que a plataforma trará mais transparência e tranquilidade na prestação de serviços. “Agora o cidadão passa a ter clareza no que acontece. Por meio da plataforma, ele vai poder acompanhar o serviço regulado pelo Governo do Estado: consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo aquilo que é solicitado na unidade de saúde ou pela regulação. Estamos usando a tecnologia a serviço do capixaba. Isso dá mais tranquilidade na hora da prestação do serviço e mais transparência”, ressaltou.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou os benefícios e melhorias trazidas. “Com essa integração, a Sesa promove uma gestão centralizada e estratégica dos dados, assegurando que decisões sejam tomadas com base em informações atualizadas. Entre os benefícios principais aos cidadãos capixabas, estão a melhoria na continuidade do cuidado e a eficiência no atendimento”, reforçou.
A integração ocorre em virtude da REDS, no seu trabalho de compartilhamento de informações e a interoperabilidade, isto é, a troca de dados em saúde, de diferentes sistemas. As informações são vinculadas diretamente aos dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Com base em padrões internacionais de interoperabilidade, o Integra Saúde Capixaba cria uma ponte entre diferentes sistemas de saúde, garantindo que as informações fluam com precisão, segurança e velocidade”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Marcio Merçon de Vargas.
Para acesso ao portal, o cidadão precisa ter o cadastro no site “Acesso Cidadão”, do Governo do Estado. Após cadastro, ou caso já o tenha, ao acessar o novo portal Integra Saúde Capixaba, o cidadão encontra informações sobre a “Linha da vida”, por meio de um histórico completo, em ordem cronológica, de atendimentos dentro do SUS.
No portal, o cidadão também tem acesso às informações referentes a consultas e exames especializados; exames laboratoriais GAL/LACEN; cirurgias; internações; medicamentos, fórmulas nutricionais, e vacinas.