A penúltima segunda-feira do ano de 2024 com risco de chuva volumosa em algumas cidades do Espírito Santo e outras regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte alertou o Instituto Climatempo. De acordo com o órgão, a grande disponibilidade de umidade e de calor que existe sobre o Brasil facilita a formação das nuvens carregadas, com potencial para a chuva forte.
Mas nestas vésperas do Natal, a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será responsável por grande parte da chuva em algumas Regiões do país.
Na Região Sudeste o alerta especial é para a região litorânea do estado de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, da região de Peruíbe até Angra dos Reis, onde a chuva frequente volumosa deve gerar grandes acumulados até o final do dia, aumentando o risco para alagamentos e até algum deslizamento de terra.
A situação de perigo para este tipo de chuva frequente volumosa também está sendo vista para áreas da região Serrana e o Noroeste do Rio de Janeiro, áreas de divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e a região mineira do Vale do Rio Doce.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja – perigo de chuvas intensas – para cidades capixabas também próximas ao Rio de Janeiro. O alerta, no entanto, até esta manhã, não foi renovado e valeria somente até as 10 horas desta segunda.
Deixe um comentário