As fortes chuvas registradas entre a noite de domingo (22) e a madrugada desta segunda-feira (23) fizeram o Córrego Lagoa transbordar, e as barreiras instaladas às margens da BR-484, no distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, assim como a ponte, caírem.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, as chuvas intensas, acima do esperado, causaram o transbordamento do Córrego Lagoa, deixando submersa a ponte velha. “Isso ocasionou o deslocamento das Galerias Celulares de Concreto, que haviam sido instaladas como paliativo/alternativa provisória às margens da Rodovia BR-484 – km 98, Distrito de Serra Pelada.”
O radialista Vanderley Júnior informou que o acesso a Afonso Cláudio está interditado. “Nem por São Francisco está dando para passar mais, porque antes de chegar em São Francisco, há um distrito em um lugar mais baixo, e a água tomou conta da estrada também. Então, não tem como passar.”
Segundo o radialista, cerca de 145 milímetros de chuva foram registrados em alguns distritos, principalmente nos mais altos. “Por isso, houve essa quantidade de água nos lugares mais baixos. A ponte que caiu foi recém-inaugurada.”
Além disso, em diversos trechos de estradas municipais ao redor, também ocorreram transbordamentos de córregos devido ao elevado volume de água. Em nota, a prefeitura garante que está acompanhando a situação de perto, juntamente com a Defesa Civil Municipal, enquanto aguarda a redução do volume das águas para que sejam tomadas as providências necessárias.
“Ressaltamos à população que sigam as recomendações da Defesa Civil e não arrisquem entrar em locais alagados ou permanecer próximos de áreas com riscos de desmoronamentos e deslizamentos de terra. Em caso de urgência, entre em contato com a Defesa Civil através do telefone (27) 99922-7744.”