A chuva que ainda atinge parte do Espírito Santo elevou o nível do Rio Doce. Em Colatina, no noroeste, ele chegou a 401 cm e em Linhares a quase 300 cm, já em cota de atenção. Os dados são das 6h desta quinta-feira (26), em boletim da Defesa Civil Estadual.
Colatina é o município onde mais choveu no estado nas últimas 24h. Foram 27.76 mm. Segundo a Defesa Civil municipal, nesta manhã o aumento de nível do Rio Doce acontece devido a esse acumulado da chuva. Mesmo com esse volume, a cota normal se mantém e entra em atenção se o nível chegar a 460 cm.
“Conforme reunião da sala de crise da ANA, realizada no dia 23/12, a expectativa é que esse volume passe e estabilize, se a chuva não persistir na bacia. Caso contrário, poderemos ter grande possibilidade de eventos de inundação em alguns pontos da bacia”, diz a Defesa Civil.
Outros municípios
Os maiores volumes de chuva, depois de Colatina, foram registrados em Rio Bananal (21.88 mm), Mantenópolis (19.64 mm), Ibiraçu (19 mm), João Neiva (16.6 mm), Aracruz (14.79 mm), Laranja da Terra (11.8 mm), Barra de São Francisco (11.1 mm), Marilândia (10.8 mm) e Brejetuba (10.6 mm).
Cinco pessoas seguem desalojadas em Conceição do Castelo, após a interdição de duas casas no dia 23 devido as chuvas.
Alfredo Chaves, Marilândia, Conceição do Castelo e Rio Bananal estão com alertas ativos, de nível moderado para risco de deslizamento de terra e queda de barreiras.
Para hoje a previsão é de acumulados de chuva de 1-5 mm no estado, não se descartando 5-15 mm isolados na Região Nordeste.