Seis estudantes-atletas capixabas e dois técnicos representarão o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, que acontecerão na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. O evento reúne atletas de 12 países e tem início na próxima segunda-feira (02). A convocação foi realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar a partir dos resultados obtidos nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs).
A competição segue até o dia 10 de dezembro e contará com a participação de 232 brasileiros, incluindo atletas, comissão técnica, médicos e outros. Do Espírito Santo, serão cinco representantes do atletismo, atletismo adaptado e um da natação. Maiza da Conceição, da EMEF Ignez Massad Cola, de Guarapari; e Josué Menezes, da EEEFM Nova Carapina, da Serra, são os competidores de atletismo.
Já no atletismo adaptado, serão três atletas de escolas públicas da cidade de Linhares: Ana Elizia dos Santos, da EEEFM Profa Regina Banhos Paixão; Islayne Sarmento de Jesus, da EMEF Zeferino Batista Fiorot; e Cauan Leonídia dos Santos, da EEEFM Professora Antonieta Banhos Fernandes. Os estudantes serão acompanhados pelos técnicos Roque Marinato e Kelley Bonicenha, além do delegado Cássio Felipe Guedes. Na natação, Lucca Sfalsin, do Centro de Ensino Charles Darwin, de Vitória, será o representante capixaba.
A técnica Kelley Bonicenha contou que Cauan, que é deficiente intelectual, entrou para a sua equipe de atletismo no início do ano passado e desde então já conquistou medalhas importantes em campeonatos escolares. “O Cauan iniciou no esporte ano passado e em pouco tempo conquistou melhorias na parte técnica e pessoal, além de medalhas em competições. Ele conseguiu entender a importância do esporte junto à escola e tem se destacado. Antes do sul-americano, ele participará das Paralímpiadas Escolares, em São Paulo. Estou muito feliz em ver a evolução dele e acompanhá-lo no Sul-Americano”, ressaltou.
Cauan falou da felicidade em representar o Estado. “Estou muito feliz em poder fazer parte dessa história. Treinei muito pra isso, pra representar o meu Estado numa competição internacional. Conto com a torcida de todos capixabas”, vibrou.
O presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquêz, ressaltou a importância da participação dos atletas na competição. “Todos os anos temos atletas capixabas representando o Brasil em eventos esportivos internacionais, como o Sul-Americano. Isso mostra que o esporte escolar do Espírito Santo vem se desenvolvendo. Vale destacar sobre o atletismo PCDI, que a cada ano conquista medalhas e destaque internacional. Mais do que inclusão, esses jovens estão tendo a oportunidade de vivenciar novas experiências e saber que podem ir além”, destacou Lidimar.