A ginasta capixaba Deborah Medrado, integrante do conjunto que colocou o Brasil na elite da ginástica rítmica, anunciou sua aposentadoria da Seleção Brasileira nessa quarta-feira (27). A duas vezes atleta olímpica performou pela última vez na quarta, na abertura do Campeonato Brasileiro da modalidade, em Sergipe.
Natural da Serra, Deborah estreou na Seleção em 2018, aos 16 anos. Já na sua primeira competição, foi campeã pan-americana nas 5 bolas e bronze no geral. Em 2019, foi novamente bronze no geral e conquistou o ouro na série mista.
Em 2021, conquistou, via Pan, a vaga para a Olimpíada de Tóquio 2021. Em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, terminou em 12º lugar com o conjunto brasileiro. Em 2022, veio a primeira medalha no circuito internacional da Copa do Mundo, com o bronze na final da série mista em Pesaro, na Itália. No ciclo de Paris 2024, ela conquistou dois ouros em Copas do Mundo.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, um verdadeiro roteiro dramático atingiu o quinteto do Brasil. Após terminar o primeiro dia da fase classificatória na quarta posição (com chances de um inédito pódio), o conjunto viu a atleta Victória Borges se lesionar momentos antes da segunda apresentação. Sem poder substitui-la, o país teve vários erros e terminou na nona posição, fora do grupo de oito finalistas. Essa foi a última competição oficial de Deborah Medrado.
Ao todo, foram 12 pódios no período, incluindo três ouros nas finais por aparelhos e cinco pódios na competição geral.