A prefeita e os vereadores eleitos nas Eleições Municipais em Aracaju serão diplomados no dia 17 de dezembro. A diplomação atesta que o candidato está apto a tomar posse do cargo no dia 1º de janeiro de 2025.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), a prefeita, Emília Corrêa (PL), e os 26 vereadores eleitos na capital serão diplomados às 16h30, no Teatro Tobias Barreto. Também serão diplomados dois suplentes para cada cadeira em Aracaju, totalizando 52 suplentes.
A diplomação dos candidatos é de responsabilidade dos juízes eleitorais que são os presidentes das comarcas das zonas eleitorais. A partir do dia 1º de dezembro as diplomações podem ser feitas, desde que passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Durante diplomação os candidatos eleitos recebem os diplomas que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
por Carol Mundim e Aisla Vasconcelos