O advogado Ben-Hur Farina desafiou a candidata Erica Neves a provar “que não é a autora da tentativa de extorsão flagrada em áudios entregues à Polícia Federal”. “Quero ver a candidata provar que não se trata da voz dela. Todos sabem que é ela. Não tem como. E o conteúdo da conversa está claro, expondo extorsão e tráfico de influência”, desafiou.
O advogado acrescentou: “Não compactuo com conchavos e acordos espúrios. Esse áudio é o flagrante de um momento constrangedor para a categoria. Temos laudo que atesta a participação dela. Os advogados do nosso Estado não podem compactuar com isso. A OAB-ES precisa mudar para estar mais próxima dos advogados, a quem representa, e da sociedade, a quem defende”, afirmou.
Com um laudo pericial o Ben-Hur Farina foi à Polícia Federal e pediu abertura de inquérito contra Erica Neves. Farina ingressou ainda com uma ação na Comissão Eleitoral da OAB-ES pedindo a cassação da Chapa 10.
Milícia digital
Enquanto é desafiada, Érica Neves, apresentou uma notícia-crime alegando ser alvo de uma campanha difamatória orquestrada por meio de bots e fake news. A denúncia, protocolada na 2ª Vara Criminal da Comarca da Capital, aponta a utilização de tecnologia para manipular o pleito eleitoral, que ocorrerá em 22 de novembro de 2024.
Érica destacou que sua candidatura tem sido alvo de uma enxurrada de mensagens caluniosas disseminadas por perfis falsos em redes sociais. Segundo a petição, vídeos manipulados, compostos por supostos diálogos editados, foram amplamente distribuídos, desvirtuando dados pessoais e violando a Lei Geral de Proteção de Dados.
A notícia-crime solicita a instauração de um inquérito policial para investigar a autoria e materialidade dos crimes denunciados. Entre os requerimentos, destaca-se a quebra de sigilo telefônico e telemático dos números envolvidos, a fim de identificar os responsáveis pela disseminação das mensagens.
As eleições acontecem nesta sexta-feira, de 9h às 17h, com urnas eletrônicas na Seccional e nas subseções. Podem voltar quase 27 mil advogados em dia com a anuidade na OAB-ES. Além de Ben-Hur e Erica, concorre o atual presidente, José Carlos Rizk Filho.