Olá Seja Bem vindo: 02/12/2024

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alta temporada eleva em até 30% lucros de bares e restaurantes capixabas

Empresários que comandam bares e hotéis estão confiantes de que o alto verão no Espírito Santo vai atrair muitos turistas. A temporada promete ser quente na movimentação de cultura e lazer e, também, econômica.

Segundo o presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, a expectativa do faturamento dos bares e restaurantes durante o verão é 30% maior, quando comparado a um período normal. “Neste mesmo período existe uma expectativa da abertura de 5 mil novos postos de trabalho em estabelecimentos do setor por todo o Espírito Santo, entre contratados/ efetivados e temporários”, destacou.

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2024, dispostas no site do Instituo Jones dos Santos Neves, as atividades turísticas no Espírito Santo registraram variação positiva de +6,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série com ajustes sazonais. O Brasil registrou crescimento de +2,8% nessa base de comparação, enquanto o Sudeste exibiu variação de +4,4%.

Ainda de acordo com o IJSN, a atividade turística no Espírito Santo apresentou nos últimos quatro trimestres queda de -6,1%. Tal resultado mostra que a recuperação da atividade turística após a acentuada queda em 2020 e início de 2021 em virtude da pandemia da COVID-19, converteu-se em resultado efetivamente negativo a partir do primeiro trimestre de 2024. Brasil e Sudeste, acumularam variações positivas na taxa anualizada, com expansão de +3,4% e +4,4%, respectivamente.

Gerente de hotel, Virgílio Rodrigues destaca que o crescimento de reservas já começou. “Já vemos um crescimento significativo nas reservas para a alta temporada, e muitos hotéis e pousadas estão com ocupação em níveis elevados para os próximos meses. A procura está grande, e esperamos casas cheias para receber os turistas com toda a hospitalidade capixaba”, afirmou.

E quem está acostumado a viajar sabe que o planejamento é item decisivo para o sucesso de uma viagem. E não é diferente por aqui. Muitos turistas já garantiram suas reservas com o desejo de aproveitar as belezas capixabas, os visitantes estão planejando com antecedência, especialmente nas regiões de praias e montanhas, onde as vagas estão se esgotando rápido.

Foto: divulgação

Rodrigues destaca que os locais que mais atraem turistas são Guarapari, Domingos Martins e Pedra Azul. “Esses locais têm grande demanda, com alta ocupação nas pousadas e hotéis. Regiões de praia e serra têm se mostrado os destinos preferidos para quem busca diversão e relaxamento”, disse. Há um grande otimismo no setor de turismo, e espera-se uma alta de ocupação significativa nesta temporada. O mercado prevê um aumento de visitantes em relação ao ano passado, refletindo o crescimento do Espírito Santo como destino desejado.

O boletim Economia do Turismo, criado pela secretaria de Turismo e IJSN, afirma que o setor de turismo no Espírito Santo foi responsável por 8,2% dos empregos gerados no 2º trimestre de 2024, um percentual próximo à média nacional (9,2%) e da região Sudeste (10,3%). Esse desempenho contribuiu para a geração de 657 novos postos de trabalho celetistas, com destaque para municípios como São Mateus (+300), Vitória (+243), Serra (+100) e Aracruz (+62).

Entre os principais dados, o Índice de Atividade Turística (Iatur) no Espírito Santo registrou um crescimento de 6,2% em comparação ao trimestre anterior, evidenciando a retomada do setor. Além disso, a receita do turismo no Estado aumentou 2% no acumulado do ano, um resultado positivo que reforça a competitividade capixaba no cenário nacional.

Alta temporada eleva em até 30% lucros de bares e restaurantes capixabas
Divulgação

Perfil

Antes da mudança das placas dos carros que diziam o estado, era fácil saber em que lugar tinha mais ou menos turistas. Mas ainda é fácil saber que no verão, os mineiros migram para o Espírito Santo. Mas eles não são os únicos.

“O perfil dos turistas é bastante variado. Temos visitantes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além dos próprios capixabas que desejam redescobrir o estado. A diversidade de atrações do Espírito Santo atrai famílias, casais e jovens em busca de aventura.”

Mas o Espírito Santo não atrai só os vizinhos da região sudeste. A população do Brasil tem voltado seu olhar para o nosso pedacinho de Brasil. “Muitos vem atraídos pela curiosidade. As campanhas de promoção do estado têm sido bem-sucedidas em mostrar as belezas únicas que temos”.

Conhecer o Espírito Santo é visitar a ancestralidade de muitos povos. Assim como o Brasil é formado por povos europeus, originais, do continente africado, alemães, estar aqui é conhecer de perto uma casa de colono em Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, um Quitungo de farinha, na Comunidade de Retiro, em Santa Leopoldina, comer um brote, ouvir a língua materna de um familiar e isso atrai muitos visitantes.

“Estamos investindo em campanhas de divulgação e parcerias que destacam não só as praias, mas também a cultura, as montanhas e as rotas de aventura e gastronômicas. O estado tem trabalhado para ser cada vez mais acessível e atrativo para um público diversificado”.

Lugares como Ponto Alto, Santa Teresa, e algumas praias menos conhecidas do litoral norte estão começando a atrair os olhares dos turistas em busca de novos cenários. A beleza e autenticidade desses locais menos tradicionais são um diferencial para aqueles que procuram experiências únicas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Perigo Potencial: alerta de chuva para 50 cidades do Espírito Santo

A chegada de uma frente fria nesta terça-feira (3) intensificará o cenário de chuvas volumosas…

Espírito Santo lidera as ocorrências de arboviroses no país, aponta MS

O Espírito Santo vem registrando um aumento significativo de casos de arboviroses ao longo das…

Vitória Diesel abre nova vaga de emprego; veja como se inscrever – Empregos ES

Empresa: Vitória Diesel Cargo: Auxiliar de borracharia Salário: R$ 1.460,00 Horário: Seg. a Sex. de…