2025 já se aproxima e novos (reeleitos) prefeitos têm a missão de conduzir seus respectivos municípios. E a sucessão de problemas ligou o alerta amarelo ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), que repassou algumas recomendações aos gestores eleitos.
O presidente do TCEES, conselheiro Domingos Tauffner, destacou a falta de recursos, continuidade de projetos, mudanças climáticas, comunicação eficiente e a situação da previdência como desafios a serem superados.
O problema da falta de recursos, inclusive, já fez com que houvesse uma verdadeira peregrinação de prefeitos e de vereadores para Vitória e para Brasília. Eles buscam algum tipo de dinheiro para sustentar as necessidades de cada área de suas bases.
E não se trata somente de ausência de volumes financeiros: mão de obra qualificada também! Não por acaso, especialmente na agricultura, puxadores de votos e que galgam por outros horizontes, como o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), os deputados federais Da Vitória (Progressistas), Gilson Daniel (Podemos) e Evair de Melo (Progressistas), bem como o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), têm prestado atenção nesse setor. Seja com dinheiro ou com capacitação.
O fato é que a dependência dos municípios, sobretudo dos repasses estaduais e federais, dá força àqueles que iniciaram jornadas municipalistas e que, querendo ou não, vão colher o que plantaram. Para se ter noção do tamanho da falta de capacidade, há municípios cujas receitas são formadas por até 75% de dinheiro encaminhado por outras fontes.
O Tribunal de Contas orientar sobre o que é preciso fazer é a ponta de um iceberg de um enorme problema. Mas também dá muitas oportunidades. Como diria o ditado: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. E os lenços já visam 2026.
Lembrando
Recentemente, a coluna ES Hoje em Dados fez um raio-x dos votos em colégios eleitorais do Espírito Santo. E nele foi mostrado que pequenas cidades, justamente aquelas com menor capacidade de receitas, reúnem mais de um milhão de votos. Nada mal, hein.
***
Visita
Quem esteve visitando o governador em exercício, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), foi o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos). Reunião foi nessa terça-feira (12), no Palácio Anchieta.
Mais um
Outro que bateu ponto – e este é frequente – foi o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB). Para variar, trouxe consigo comitiva do interior. Sinais, fortes sinais…
***
Encontro em BSB
Já em Brasília, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), esteve, nessa terça-feira (12), com o coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), para dialogar com prefeitos do Norte do Estado, que foram em busca de investimentos.
Sorrisos
Há quem jure de pé junto que Marcelo Santos retorna muito feliz de Brasília. Aguardemos.
Passando o pires
Prefeito eleito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD) foi outro gestor a estar presente na Capital Federal em busca de recursos para a Princesa do Norte.
***
Bandeira da paz
Políticos do PL eleitos prefeitos buscam bandeira branca para não ficarem às mínguas de recursos. Exemplo é Edu do Restaurante (PL), de Domingos Martins. O político teve reunião com o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Tyago Hoffmann (PSB), que faz parte do núcleo de chumbo do Palácio Anchieta.
***
Vai um sanduba?
Presente à COP29, no Azerbaijão, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), mostrou bastidores da participação no evento. Os intervalos tão apertados fizeram com que o socialista optasse por um sanduíche como almoço. E ele brincou que não tem “barra de cereal”, ou seja, aquele torresmo caprichado.
Com a palavra…
Políticos do Estado se especializaram em divulgar momentos nos quais ou compartilham versículos bíblicos ou fazem minipregações.
Sinais de Manato
O ex-deputado federal Carlos Manato vem demonstrando que está se articulando. Recentemente, dialogou com o Progressistas e o Republicanos. Sua propriedade na Pedra Azul, em Domingos Martins, constantemente recebe eventos da cadeira produtiva. E lá está Manato…
***
João Coser pelo ES
Após as eleições de Vitória, o deputado estadual João Coser (PT) iniciou encontros de sua corrente na legenda, a Alternativa Socialista, pelo Estado. Começou em Cachoeiro, depois foi para Vila Velha (foto) e o próximo destino será a Capital.
***
Saúde mental
A deputada estadual Camila Valadão (Psol) participa nesta quinta-feira (14) de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para discutir o tema “Saúde Mental no Brasil”. A deputada, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial no Espírito Santo, se une a parlamentares de outros estados do Brasil que estão engajados nesta pauta.
***
Investigação
Ministério Público Estadual (MPES) instaurou inquérito civil contra a Cesan para investigar o suposto fornecimento de água imprópria para o consumo para um loteamento de Vila Velha.
Entrevista
ES Hoje segue com as entrevistas com os candidatos à presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). A entrevistada da vez foi Erica Neves.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é [email protected].
Na moita
Dizem que uma esposa de político poderia, facilmente, causar problemas ao cônjuge, como denúncia de abuso de poder econômico.
Tá na rede
“Meu objetivo continua o mesmo. E vamos continuar trazendo mais desenvolvimento e oportunidades para as famílias do Espírito Santo”
Felipe Rigoni (União Brasil), secretário de Estado de Meio Ambiente