O maior campeonato de base do país, a Copa São Paulo, contará com a participação de dois clubes capixabas: Porto Vitória e Rio Branco. A Copinha, como é carinhosamente conhecida, começa no dia 2 de janeiro e se encerra no dia 25, data do aniversário da cidade de São Paulo, com a grande final na Arena Pacaembu.
Em 2024, os dois clubes dominaram a categoria sub-20 do futebol capixaba e protagonizaram grandes decisões.
No Campeonato Capixaba, o Porto Vitória conquistou o título inédito ao superar o Brancão por 2 a 0, no jogo de ida, e garantir a taça com o empate em 3 a 3, na volta. Na Copa Espírito Santo, o Porto Vitória conquistou o bicampeonato da competição de forma invicta, vencendo o Brancão nos pênaltis por 4 a 1, em jogo único no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
COMO CHEGA O PORTO VITÓRIA
Atual campeão estadual e da Copa ES, o Porto Vitória está no Grupo 21, ao lado de Grêmio-RS, Atlético Guaratinguetá-SP e Vitória da Conquista-BA. Esta será a terceira participação do Porto no maior torneio de base do país. Na sua estreia, em 2023, o Verdão conseguiu avançar à segunda fase e acabou sendo eliminado pelo Goiás. Já na Copinha deste ano, o clube acabou eliminado de forma precoce, ainda na fase de grupos.
“É um grupo equilibrado, tendo como referência o Grêmio e destaque também para o Atlético Guaratinguetá, por ser o time da cidade sede, que tem o estádio a seu favor, com uma torcida que marca presença, e que em 2024 chegou até as oitavas de final. O Vitória da Conquista tem histórico em competições de base e fez uma boa campanha no Campeonato Baiano. Será um grupo bem equilibrado e desafiador”, analisou Gustavo Caetano, técnico do Porto.
No último torneio antes da Copinha, o Verdão fez história ao vencer a Copa Xerém Sub-20 de forma invicta, conquistando seu primeiro título internacional ao superar equipes como Fluminense, Independiente Del Valle-ECU e Zenit-RUS.
“A expectativa é a melhor possível. Fizemos um grande ano com títulos e evolução, os garotos estão trabalhando bastante, sabem do potencial, sabem que podem conquistar muitas coisas, e eles estão preparados para enfrentar a primeira fase de igual para igual e buscar uma classificação”, afirmou o treinador.
Esta será a terceira participação do Porto no maior torneio de base do país. Na sua estreia, em 2023, o Verdão conseguiu avançar à segunda fase e acabou sendo eliminado pelo Goiás. Já na Copinha deste ano, o clube acabou eliminado de forma precoce, ainda na fase de grupos.
O Porto estreia na competição no dia 05 de janeiro, às 12h45, contra o Guaratinguetá. Depois, enfrenta o Grêmio no dia 8, às 15h, e encerra a primeira fase no dia 11, às 10h45 contra o Vitória da Conquista-BA. Todos os jogos do grupo acontecem no estádio Professor Dário Rodrigues Leite, na cidade de Guaratinguetá.
JOGADOR PARA FICAR DE OLHO
O destaque do time do Porto Vitória que irá disputar a Copinha é o meio-campista de 19 anos, Alexandre Costa, que possui passagens pela base do Internacional e Botafogo – clube que o meia chamou atenção após um amistoso da categoria profissional entre Porto Vitória e o Alvinegro. Pelo Verdão, Alexandre conquistou a Copa ES e a Copa Xerém de 2024 e é uma das apostas para brilhar na Copinha.
COMO CHEGA O RIO BRANCO
Atual vice-campeão capixaba e da Copa ES, o Rio Branco está no Grupo 4 da Copinha, ao lado de Mirassol-SP, Criciúma-SC e Capitão Poço-PA.
Esta será a quinta participação do Brancão na competição. O Capa-Preta fez a sua estreia, em 1990, mas só voltou a disputar o torneio em 2011. As duas últimas duas participações do Rio Branco no principal campeonato de base do país aconteceram em 2017 e 2018. Em todas as suas participações o clube acabou sendo eliminado na primeira fase.
“A postura da equipe para a Copinha vai ser preservar a nossa identidade, que é uma equipe muito técnica, uma equipe que gosta de ficar com a bola, e o que nós trabalhamos durante esse período de preparação. Nós precisamos saber ajustar a estratégia para cada jogo, para que a gente consiga sair com a classificação para a próxima fase”, destacou Adriano Almeida, treinador do Rio Branco.
O Rio Branco estreia na competição contra o Mirassol, no dia 02 de janeiro, às 16h45. Depois, enfrenta o Criciúma no dia 05, às 18h15, e encerra a primeira fase no dia 08, às 18h45, contra ao Capitão Poço, do Pará. Todos jogos do Grupo 4 acontecem no estádio Manuel Francisco Ferreira, na cidade de Bálsamo.
JOGADOR PARA FICAR DE OLHO
Sendo uma das bases mais promissoras do Espírito Santo, o Rio Branco conta com jovens promessas que irão disputar a Copinha. O grande destaque é o meio-campista Breno Melo, de 19 anos.
Breninho chegou ao Grêmio aos 12 anos, se destacando em todas as categorias do tricolor gaúcho. O atleta sempre foi tratado como promessa e durante dois anos foi observado pelo Barcelona, que chegou a se reunir com representantes do jogador. Breninho, inclusive, passou por um tratamento semelhante ao feito por Lionel Messi na infância para ganhar 20 centímetros de altura em pouco mais de um ano.
Em 2022, o Grêmio passou a apostar alto em Breno Melo, na época atuando pelo Sub-17. O jogador foi profissionalizado pelo clube gaúcho, que colocou multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 214 milhões) para times estrangeiros.
Breninho chegou ao clube capa-preta em agosto deste ano, após o término do seu vínculo com o Grêmio. Pelo Brancão, o meia foi o artilheiro do time na Copa ES Sub-20, com seis gols, na campanha que terminou com o vice-campeonato da competição.
Ele também foi destaque em um amistoso no ultimo dia 17 deste mês, contra o time profissional do Vilavelhense, onde anotou 2 gols na vitória por 4 a 1 do Rio Branco sub-20 sobre a equipe canela-verde.
“A expectativa é muita boa. O nosso nível de trabalho tá muito forte, nós estamos muito concentrados e muito focados no nosso objetivo. Claro que a gente respeita os nossos adversários, sabemos que é um grupo difícil, com times muito fortes, mas temos muita confiança que vamos chegar lá e classificar”, destacou o meia.
FORMATO DA COPINHA
O torneio terá o mesmo formato das temporadas anteriores. Serão, ao todo, 128 clubes divididos em 32 grupos. Classificam-se para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave. A partir da segunda fase, os confrontos serão eliminatórios e definidos em jogos únicos. Em caso de empate, uma disputa de pênaltis definirá o classificado – o mesmo vale para a final.