Olá Seja Bem vindo: 01/01/2025

Saiba organizar as finanças e equilibrar as contas no ano novo

O número de famílias com dívidas em atraso chegou ao patamar de 29,4% em novembro, alta de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O número de consumidores que afirmam não ter condições de quitar suas dívidas aumentou para 12,9%. Com o ano chegando ao fim, é o momento de pensar na gestão do dinheiro e na elaboração de um planejamento financeiro para 2025.

O educador financeiro da Sicredi Serrana, Creiciano Garcia Paiva, pontua que é comum os brasileiros enfrentarem desafios financeiros e terem dificuldade para gerir seu dinheiro. “Apesar de ser um assunto que vem sendo mais falado a cada ano, a educação financeira é uma realidade ainda distante da maioria das famílias. A falta de conhecimento é agravada pela dificuldade em controlar impulsos de consumo e para lidar com imprevistos financeiros. Com acesso fácil ao crédito e a falta de instrução sobre planejamento, vem o endividamento”.

Uma pesquisa realizada pela fintech Onze mostrou que 47% dos brasileiros não sabem organizar seu orçamento. Sem contato com a educação financeira desde a infância, além de ter dificuldade em formar uma reserva ou realizar investimentos, a população contrai dívidas tanto com contas básicas como água, luz e gás como com cartões de crédito e empréstimos.

“Na prática, a educação financeira nos auxilia a ter consciência de processos que acontecem o tempo todo em nosso dia a dia, como pagar contas, fazer compras e sair para um passeio”, afirma Creiciano.

Para quem deseja começar o ano de forma diferente, o educador financeiro ressalta que o primeiro passo é planejar o orçamento anual, tendo uma previsão da sua renda mensal e passando a anotar todos os gastos. Essa organização permite entender as despesas que têm mais impacto no seu orçamento.

“Faça uma planilha com todas as suas fontes de renda e suas despesas mensais, para que você possa entender sua situação financeira e avaliar como você está utilizando seu dinheiro. Quando você sabe quais são suas receitas e suas despesas, é possível fazer ajustes no seu orçamento e cortar custos, se necessário, para quitar dívidas, começar uma reserva de emergência e até investir em seus projetos”.

Monte seu planejamento financeiro para 2025

Se ainda não se organizou financeiramente, o educador financeiro da Sicredi Serrana, Creiciano Garcia Paiva, dá dicas práticas para você fazer seu planejamento financeiro e começar 2025 com uma situação mais confortável e controlada.

Organize seu orçamento mensal: Deixe todas as suas contas pessoais e da casa organizadas, considerando quando ganha e quanto tem de despesas mensais.

Corte gastos desnecessários: Reveja a sua planilha de gastos e categorize cada item como de alta, média ou baixa necessidade. Busque fugir do consumo desenfreado e reduzir as despesas possíveis.

Priorize quitar dívidas: Assim que você organizar seu orçamento sem gastar mais do que ganha, priorize pagar as dívidas existentes, negociando com os credores, e não contrair novas.

Estabeleça metas: Tenha metas, inclusive que envolvam toda a família. Além de objetivos de adquirir algo, defina um valor que é possível poupar mensalmente, sendo realista e de acordo com seu planejamento.

Faça uma reserva financeira: Comece com quantias menores e, com o tempo, vá aumentando o valor para construir sua reserva financeira aos poucos e ter um dinheiro disponível para imprevistos.

Envolva todos da casa: Converse com as pessoas que moram com você para que entendam a importância de planejar como gastar o dinheiro e ajudem a tornar o controle do orçamento mais efetivo.

Seja firme com o seu planejamento: Seja consistente com suas decisões e metas, pois com foco e persistência, você conseguirá alcançar os seus objetivos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em Fundão, prefeito e vereadores empossados prometem “devolver a cidade ao seu povo”

Na manhã desta quarta-feira (1º), foram empossados o prefeito eleito de Fundão, Eleazar Lopes (PODE),…

Brasil registra recorde com 6,6 milhões de turistas internacionais em 2024

O turismo internacional no Brasil foi recorde em 2024. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo…

Palmeiras e Galo movimentam mercado interno, e Botafogo usa ponte com Lyon

Palmeiras e Atlético-MG foram os principais responsáveis por movimentar o mercado nacional de transferências na…