Mais um bom desempenho do turismo no Espírito Santo: o volume de atividades cresceu em outubro 10,2% ao comparar o período com o mesmo mês de 2023 e atingiu o maior patamar desde janeiro do ano passado: 106,3 pontos no Índice de Atividades Turísticas (Iatur). Esse aumento expressivo foi maior que a média nacional (8,5%). Além disso, o setor capixaba acumulou crescimentos nos três trimestres deste ano e há boas expectativas para o final de 2024 e início de 2025.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em outubro, mês do Dia das Crianças – que movimenta o comércio e serviços ligados ao turismo –, o volume de atividades no estado registrou um aumento de 3,9% em relação a setembro. Esse percentual foi o terceiro maior do ano, superado apenas pelas variações registradas em junho (4,6%) e janeiro (4,2%). Já no Brasil, o setor cresceu 4,7% na comparação mensal.
No segundo semestre, todos os meses registraram variações positivas quando comparados com os mesmos períodos de 2023, sendo que julho foi o primeiro mês do ano a superar o índice registrado no ano passado, representando um ponto de virada no turismo capixaba em 2024.
O relatório do Connect Fecomércio-ES apontou ainda que, apesar da melhora do desempenho no 2º semestre, o volume de atividades turísticas acumulado em 2024 é inferior ao registrado em 2023. Porém, a diferença vem caindo ao longo do ano, fechando outubro em -4,5%.
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, um dos fatores que pode ter contribuído para a melhora no desempenho do setor turístico capixaba é o índice de preços dos produtos turísticos. No acumulado até o mês de outubro, a variação nos valores de todos os principais produtos foi menor na Grande Vitória do que no Brasil como um todo.
Em outubro, destacaram-se a redução de 1% nos preços das hospedagens e a queda de 11,74% nas passagens aéreas. O aumento nos níveis gerais de valores na Grande Vitória (3,56%) é menor do que a média nacional (3,88%), o que implica positivamente no poder de compra dos consumidores do Espírito Santo.
“É fundamental investir na divulgação e promoção do estado como destino turístico, destacando suas belezas naturais e toda a riqueza cultural e gastronômica, para ampliar sua visibilidade no cenário nacional. As políticas de incentivo fiscal direcionadas aos diversos segmentos do setor turístico capixaba desempenham um papel essencial para elevar a competitividade do Espírito Santo. Elas tornam os negócios mais atrativos para novos investimentos e o fornecimento de produtos e serviços cada vez mais qualificados, fortalecendo o turismo local”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
Deixe um comentário