Olá Seja Bem vindo: 28/12/2024

  • Home
  • Notícias
  • Alese aprova criação da Secretaria de Estado da Comunicação Social

Alese aprova criação da Secretaria de Estado da Comunicação Social

Alese aprova criação da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Foto: Jeová Luiz)

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira, 19, a reforma administrativa que transforma a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), antes vinculada à Casa Civil, em Secretaria de Estado. A medida amplia a autonomia orçamentária e a capacidade de articulação da pasta, fortalecendo a transparência das informações públicas e a interação com a sociedade.

Criada em 2023, a Secom tem se destacado como órgão estratégico na comunicação pública do governo, promovendo ações como o Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com) e as coletivas de imprensa do ‘Café Ponto Gov’. A nova estrutura busca aprimorar os serviços de informação à população e consolidar o papel da comunicação no fortalecimento da democracia em Sergipe.

Para o secretário da Comunicação Social, Cleon Nascimento, desde o início da gestão, o governo tem demonstrado, de diversas formas, que está comprometido com os princípios que regem a Comunicação Pública: ética e transparência. “A transformação da Secom em Secretaria de Estado é reflexo de uma gestão focada no fortalecimento de categorias profissionais, diálogo com o cidadão e transparência”, salienta Nascimento.

Competências

Com a sanção da legislação, à Secom, enquanto Secretaria de Estado, tem a responsabilidade pelo planejamento, organização, execução, acompanhamento, monitoramento, inovação e propagação de canais para o diálogo de uma comunicação pública, institucional e política com a população sergipana sobre as ações das políticas públicas, bem como as de comunicação social e integrada, além do marketing institucional de políticas públicas e de governo.

Também competirá à pasta promover a assistência ao Governo do Estado nas áreas de programação, de promoção e de realização das atividades de publicidade governamental; a promoção, a organização, a execução e o acompanhamento da política pública governamental relativa ao desempenho, à expansão e ao desenvolvimento das atividades ligadas à comunicação social do Governo do Estado com inovação e convergência midiática; o assessoramento especial de imprensa e divulgação.

Além disso, a Secom passa a atuar como órgão central do Sistema de Comunicação Social do Poder Executivo, compreendendo a coordenação das assessorias de Comunicação de secretarias, órgãos e entidades que fazem parte da estrutura organizacional do Poder Executivo estadual. É ainda de responsabilidade do órgão a articulação da política de comunicação social e institucional do Governo do Estado de forma integrada e com interesse público; e a programação, a organização e a coordenação de eventos de participação e repercussão social promovidos pelo Poder Público Estadual.

*Com informações da Alese

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Palmeiras tem zagueiros no mercado após primeiras saídas; veja as situações

O Palmeiras já tem quatro saídas decretadas para o elenco de 2025, e a lista…

MAROBÁ: minha praia, minha infância | Jornal Espírito Santo Notícias

Marobá terá sua orla inaugurada neste sábado, 28, com a presença do prefeito Dorlei, do…

Confira os serviços de saúde que funcionam durante o feriado de Ano Novo no ES

Em virtude do ponto facultativo dia 31 de dezembro e do feriado nacional do Ano…