Drones 24 horas e aumento no número de policiais nas ruas. Com a chegada do verão e a chegada de turistas ao Espírito Santo, a segurança será intensificada em 26 municípios. Essa é a informação feita pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), nesta quinta-feira (19). A Operação Verão tem início no dia 26 de dezembro e vai até o dia 09 de março.
De acordo com a Sesp, os 26 pontos de atuação estão distribuídos entre as regiões do Estado, nos seguintes municípios: Vitória, Serra, Vila Velha, Guarapari e Viana (na Grande Vitória); Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz e Fundão (Região Norte); Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta e Presidente Kennedy (Região Sul); Mucurici, Nova Venécia, Barra de São Francisco e Colatina (Região Noroeste); e Iúna, Irupi, Ibitirama, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Teresa e Santa Leopoldina (Região Serrana).
O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Leonardo Damasceno, destacou que a Operação Verão vai contar com a integração de todas as forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros, além da participação do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER), Marinha, entre outros.
“É uma atuação bastante integrada nesse momento, para garantir realmente a segurança para o povo capixaba e também para os turistas que escolherem o Espírito Santos neste período”, disse.
Drones 24 horas
O aumento é de 650 agentes da segurança. O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, reforçou que 523 policiais estarão na ação. “Por dia em todo o estado contamos com 1.559 militares no policiamento normal. Para a Operação Verão teremos mais 523 reforçando o policiamento, seja no interior, nos balneários, cachoeiras, rios, lagos, e costa do Espírito Santo”, ressaltou.
O coronel frisou ainda que a equipe vai contar com atuação de drones por 24h em locais de aglomeração. “Faremos o uso de drones, que estarão visualizando por 24h as regiões de aglomerações, para que possamos identificar qualquer tipo de início de confusão, detecção de suspeitos. Assim a tropa que estará a pé fará a intervenção para evitar qualquer tipo de prática criminosa”, explicou.
Bombeiros
O Diretor de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), coronel Marcio Rodrigues, pontuou que o foco é a atuação nas praias e nos municípios, principalmente onde tem balneário. “Os 11 municípios do estado, que percorrem 440 e 10 correntes de balneário, terão a supervisão da equipe do Corpo de Bombeiros e a atuação de guarda-vidas treinados nos municípios”, disse.
Ainda de acordo com Marcio Rodrigues, o Corpo de Bombeiros fará atuação em casas de shows e eventos. “Vamos também ter atuação e prevenção nas fiscalizações em casas de show e nos eventos temporários. Esses eventos ocorrem muito nessa época do ano, devido à oportunidade de chegada dos turistas”, esclareceu.
Enchentes e alagamentos
O Diretor de Operações do CBMES reforçou que não é somente nas praias que as equipes estarão presentes, mas também em áreas de enchentes. “Teremos também a atuação nos parques e unidades de conservação do estado. Trabalhamos com os bombeiros fazendo monitoramento de parques, cachoeiras, áreas de visitação. Mas, sabemos que
já é histórico o aumento das chuvas no estado no verão. E com essa demanda de chuvas, podemos ter também a necessidade de ter um determinado município para socorrer vítimas de alagamento, enchentes, desmoronamentos e outras ocorrências que terão maior necessidade de atuação”, finalizou.