No último dia de 2024 (ou no primeiro de 2025, a depender do horário de sua leitura), Poder ESHOJE apresenta reflexões e ponderações para serem observadas ao longo do ano que se inicia. Algumas perguntas terão respostas logo e outras serão resolvidas com a passagem do tempo.
Obviamente, há muito a ser verificado, mas esses pontos destacados são importantes para definições das amarras do poder. Acompanhe nossa lista de ponderações.
1 – Atenção total à votação da lista sêxtupla proveniente da OAB/ES para a vaga do quinto constitucional de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Eleição acontecerá ou essa lista será devolvida à seccional capixaba para, então, começar tudo de novo?
2 – A nova gestão de Erica Neves à frente da OAB/ES será capaz de unificar os juristas após um pleito tão acirrado?
3 – Quais serão os arranjos que o Palácio Anchieta vai adotar quanto à eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa?
4 – Quem será mais digno da confiança do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na condução da Casa de Leis capixaba: Marcelo Santos (União Brasil) ou Vandinho Leite (PSDB).
5 – As sombras do ex-governador Paulo Hartung, a caminho do PSD, já vão começar a aparecer na política capixaba em 2025?
6 – Se PH pretende voltar, como é especulado, qual grupo de centro-direita se formará?
7 – Como o Progressistas, que tem dois pré-candidatos ao governo do Estado, os deputados federais Da Vitória e Evair de Melo, vai definir sua caminhada? Apostará, desde já, em criar narrativa para sustentar esse pilar ou vai se unir a outros nomes?
8 – Reeleito em Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) vai apostar na estadualização do seu nome, visando a corrida para o Palácio Anchieta?
9 – Qual será o trabalho realizado pela gestão Pazolini II para destacar a figura da vice-prefeita da Capital, Cris Samorini (Progressistas)?
10 – Quais serão as prioridades do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no seu provável último ano cheio de mandato?
11 – O Executivo estadual vai fazer quais mudanças no alto escalão, visando o processo de 2026?
12 – Casagrande vai deixar explícito que deseja candidatura ao Senado ou vai preferir finalizar o mandato como chefe do Executivo?
13 – Qual será a decisão do grupo de Casagrande para a sucessão ao Palácio Anchieta? Colocará todas as fichas no vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), ou fará jogo em conjunto, testando também os nomes de Sergio Vidigal (PDT), que deixa a Prefeitura da Serra, e dos reeleitos Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha, e Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica? Haverá ainda espaço na fila para o deputado federal Gilson Daniel (Podemos)?
14 – Arnaldinho Borgo vai ficar em processo de espera, respeitando a predileção natural por Ricardo Ferraço, ou vai atuar nos bastidores para fortalecer seu passe para a disputa da eleição ao governo?
15 – Qual será a escolha de Sergio Vidigal para se solidificar como um forte jogador para o processo eleitoral de 2026?
16 – Como Weverson Meireles (PDT), na Serra, vai trabalhar para imprimir seu próprio ritmo e não ficar refém da herança de Vidigal e companhia?
17 – Qual será o tamanho do protagonismo do vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Júnior Corrêa (Novo), após idas e vindas ao longo do processo eleitoral?
18 – Como vão atuar os campeões de votos nas Câmaras, como Karla Coser (PT) e Aylton Dadalto (Republicanos), em Vitória? Vão apostar na lógica municipal ou já vão galgar novos passos?
19 – Como vai ficar a situação do PT no Espírito Santo após as eleições internas e nacionais do partido?
20 – A sigla petista tende a romper com o grupo de Casagrande e se dedicar a candidaturas majoritárias próprias, em 2026, para o governo do Estado e ao Senado?
21 – O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) terá reforço no seu recall para ser o principal nome do partido dele na disputa para a Câmara dos Deputados?
22 – Como o PL vai trabalhar para garantir seu espaço e manter a narrativa bolsonarista viva?
23 – O ex-deputado federal Carlos Manato vai começar a trabalhar para reconquistar espaço entre os eleitores conservadores?
24 – Qual será a novidade da vez do mandato do senador Marcos Do Val (Podemos)?
25 – Quem sairá mais fortalecido (a) do ano que se aproxima?
Nada como o tempo para responder todas as dúvidas.
Poder ESHOJE agradece aos leitores pela companhia e deseja um Feliz 2025. Que seja uma nova jornada bastante próspera e com muita paz.
Fale com a coluna
Nosso e-mail é [email protected]
Até o ano que vem!
Deixe um comentário