sábado , 4 janeiro 2025
Lar Últimas notícias Política 25 pontos para prestar atenção na política do Espírito Santo em 2025
Política

25 pontos para prestar atenção na política do Espírito Santo em 2025

1

No último dia de 2024 (ou no primeiro de 2025, a depender do horário de sua leitura), Poder ESHOJE apresenta reflexões e ponderações para serem observadas ao longo do ano que se inicia. Algumas perguntas terão respostas logo e outras serão resolvidas com a passagem do tempo.

Obviamente, há muito a ser verificado, mas esses pontos destacados são importantes para definições das amarras do poder. Acompanhe nossa lista de ponderações.

1 – Atenção total à votação da lista sêxtupla proveniente da OAB/ES para a vaga do quinto constitucional de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Eleição acontecerá ou essa lista será devolvida à seccional capixaba para, então, começar tudo de novo?

2 – A nova gestão de Erica Neves à frente da OAB/ES será capaz de unificar os juristas após um pleito tão acirrado?

3 – Quais serão os arranjos que o Palácio Anchieta vai adotar quanto à eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa?

4 – Quem será mais digno da confiança do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na condução da Casa de Leis capixaba: Marcelo Santos (União Brasil) ou Vandinho Leite (PSDB).

5 – As sombras do ex-governador Paulo Hartung, a caminho do PSD, já vão começar a aparecer na política capixaba em 2025?

6 – Se PH pretende voltar, como é especulado, qual grupo de centro-direita se formará?

7 – Como o Progressistas, que tem dois pré-candidatos ao governo do Estado, os deputados federais Da Vitória e Evair de Melo, vai definir sua caminhada? Apostará, desde já, em criar narrativa para sustentar esse pilar ou vai se unir a outros nomes?

8 – Reeleito em Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) vai apostar na estadualização do seu nome, visando a corrida para o Palácio Anchieta?

9 – Qual será o trabalho realizado pela gestão Pazolini II para destacar a figura da vice-prefeita da Capital, Cris Samorini (Progressistas)?

10 – Quais serão as prioridades do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no seu provável último ano cheio de mandato?

11 – O Executivo estadual vai fazer quais mudanças no alto escalão, visando o processo de 2026?

12 – Casagrande vai deixar explícito que deseja candidatura ao Senado ou vai preferir finalizar o mandato como chefe do Executivo?

13 – Qual será a decisão do grupo de Casagrande para a sucessão ao Palácio Anchieta? Colocará todas as fichas no vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), ou fará jogo em conjunto, testando também os nomes de Sergio Vidigal (PDT), que deixa a Prefeitura da Serra, e dos reeleitos Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha, e Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica? Haverá ainda espaço na fila para o deputado federal Gilson Daniel (Podemos)?

14 – Arnaldinho Borgo vai ficar em processo de espera, respeitando a predileção natural por Ricardo Ferraço, ou vai atuar nos bastidores para fortalecer seu passe para a disputa da eleição ao governo?

15 – Qual será a escolha de Sergio Vidigal para se solidificar como um forte jogador para o processo eleitoral de 2026?

16 – Como Weverson Meireles (PDT), na Serra, vai trabalhar para imprimir seu próprio ritmo e não ficar refém da herança de Vidigal e companhia?

17 – Qual será o tamanho do protagonismo do vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Júnior Corrêa (Novo), após idas e vindas ao longo do processo eleitoral?

18 – Como vão atuar os campeões de votos nas Câmaras, como Karla Coser (PT) e Aylton Dadalto (Republicanos), em Vitória? Vão apostar na lógica municipal ou já vão galgar novos passos?

19 – Como vai ficar a situação do PT no Espírito Santo após as eleições internas e nacionais do partido?

20 – A sigla petista tende a romper com o grupo de Casagrande e se dedicar a candidaturas majoritárias próprias, em 2026, para o governo do Estado e ao Senado?

21 – O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) terá reforço no seu recall para ser o principal nome do partido dele na disputa para a Câmara dos Deputados?

22 – Como o PL vai trabalhar para garantir seu espaço e manter a narrativa bolsonarista viva?

23 – O ex-deputado federal Carlos Manato vai começar a trabalhar para reconquistar espaço entre os eleitores conservadores?

24 – Qual será a novidade da vez do mandato do senador Marcos Do Val (Podemos)?

25 – Quem sairá mais fortalecido (a) do ano que se aproxima?

Nada como o tempo para responder todas as dúvidas.

Poder ESHOJE agradece aos leitores pela companhia e deseja um Feliz 2025. Que seja uma nova jornada bastante próspera e com muita paz.

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected]

Até o ano que vem!

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE 500 x 500

Inscreva-se

    Inscreva-se em nossa lista de e-mails para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

    Artigos relacionados

    Política

    Em Fundão, prefeito e vereadores empossados prometem “devolver a cidade ao seu povo”

    Na manhã desta quarta-feira (1º), foram empossados o prefeito eleito de Fundão,...

    Política

    Presidenta da CAAES encontra mais de R$ 500 mil em dívidas na instituição

    Empossada na última sexta-feira (27), Kelly Andrade, presidente eleita da Caixa de...

    Política

    Prefeitos eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º)

    As prefeitas, os prefeitos e os respectivos vices eleitos em outubro tomam...

    Política

    Prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles anuncia equipe com forte presença feminina

    O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), apresentou nesta terça-feira (31)...